Conheça Aracaju
A jovem e bela Aracaju encanta pela sua tranquilidade, aliada aos traços modernos de uma arquitetura planejada e às belezas naturais das praias e dos manguezais que margeiam a cidade. Seu povo acolhedor e hospitaleiro garante a quem chega o calor de ser sempre bem recebido numa terra de clima ameno e brisa constante durante todo o ano.
Conheça seus principais pontos turísticos e desvende um pouco da história do lugar, além de saborear as delícias da região. E não deixe de aproveitar as praias com águas quentes e areia densa: um verdadeiro convite à sua felicidade!
Locais
Mercado Central
Praça Fausto Cardoso
Ponte do Imperador
Centro de Turismo e Artesanato / Rua do Turista
Calçadão Praia Formosa
Passarela do Caranguejo.
Oceanário
Parque da Sementeira
Parque da Cidade
Cidades Históricas
São Cristóvão
A primeira capital de Sergipe foi fundada no ano de 1590 e é a 4ª cidade mais antiga do país. Seu belo conjunto arquitetônico dos séculos XVII e XVIII reúne igrejas, casarios e praças que guardam a beleza da história do estado. A Praça São Francisco, tombada como patrimônio histórico pela UNESCO é um dos locais mais visitados na cidade. O Museu de Arte Sacra de Sergipe, o terceiro maior do Brasil em número de peças, também é outro ponto turístico a ser visitado. No museu histórico e no museu dos ex-votos existem peças que remontam a histórica do lugar e das pessoas que construíram a cidade. Dica: em São Cristóvão, algumas iguarias são exclusivamente produzidas por lá, entre elas a tradicional queijada (doce português que ganhou uma versão local muito apreciada por turistas e locais) e os bricelets. Após estas serem transferidas, a receita foi passada para que o Lar Imaculada Conceição produzisse a iguaria e aumentasse a renda da instituição, que vive de doações para a realização dos projetos sociais com crianças carentes da região. Assim, sergipanos e turistas continuam degustando esta delícia local e ainda contribuem com a causa das freiras que mantém o Lar.
Laranjeiras
Nascida em meio às produções de cana-de-açúcar, a cidade cresceu à custa do trabalho de muitos escravos e, por este motivo, é considerada o berço da cultura negra em Sergipe. Possui dezenas de grupos folclóricos, entre eles o grupo dos Lambe-sujo (que representam os negros) e dos Caboclinhos, cujo folguedo consiste na luta entre os dois grupos, que acontece em meio à comemoração de todos em favor da preservação da cultura local. Planeje sua viagem para coincidir com algum dos festivais da região que são realizados anualmente e confira toda esta diversidade. Além disso, Laranjeiras possui um complexo religioso que inclui 16 igrejas, como a do Bom Jesus dos Navegantes e a da Nossa Senhora da Comandaroba, além dos museus e das casas de cultura encontradas por toda a cidade.
Circuitos Praias
Praia da Atalaia / Praia da Aruana / Praia dos Náufragos / Praia do Mosqueiro / Praia do Refúgio (Aracaju)
Estas praias compõem a costa litorânea de Aracaju. Com águas mornas e tranquilas, são próprias para banho e possuem uma boa estrutura de bares.
Croa do Goré (Aracaju)
Mais conhecido como o banco de areia. O lugar fica na divisa entre os municípios de Aracaju, Itaporanga e São Cristóvão, e pode se chegar até lá num passeio de barco.
Praia do Saco (Estância)
A Ponta do Saco foi considerada uma das 10 praias mais belas do mundo. O lugar é considerado paradisíaco e é um dos pontos preferidos por quem visita o litoral sul do estado.
Ilha da sogra (Estância)
A Ilha da Sogra, localizada a poucos metros da Praia do Saco, possui uma característica peculiar de combinar água doce do rio com a água salgada do mar. O passeio é feito de escuna e em horários determinados pela maré.
Mangue Seco (Sergipe/Bahia)
O povoado ganhou fama após ter servido de locação para a novela e o filme “Tieta”, baseados na obra de Jorge Amado. A travessia mais conhecida se dá pela cidade de Estância.
Belezas Naturais
Cânion de Xingó (Canindé)
O cartão postal mais famoso do estado atrai centenas de turistas para este lugar de grandiosa beleza. Formações rochosas impressionantes, água cristalina e vegetação típica compõem um cenário único em todo o país. Localizado às margens do Rio São Francisco, as paredes de pedra do Cânion de Xingó chegam a medir mais de 50 metros de altura e datam de 60 mil anos. A área também é excelente para a observação de aves, recreação aquática, mergulhos e passeios de barco. A gruta de angico, lugar onde Lampião foi morto é uma trilha próxima que também costuma ser explorada pelos turistas que conhecem a região.
Parque Nacional da Serra de Itabaiana (Itabaiana/Areia Branca)
É o segundo ponto mais alto de Sergipe, com 659 metros de altitude. É a maior expressão do ecoturismo do Estado, com cachoeiras, poços de água cristalina, riachos e penhascos ideais para os esportes radicais e o Parque dos Falcões. O complexo de montanhas possui 12 trilhas, que levam o turista a conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica e da Caatinga. A poucos quilômetros, é possível visitar também o Parque dos Falcões: o único cativeiro de aves de rapina no Brasil que é autorizado pelo IBAMA.
Tradição e Artesanato
Rendas e bordados
Uma das maiores expressões do artesanato sergipano é a renda irlandesa, caracterizada pelo uso de lacê, um cordão sedoso, e manipulado com linha e agulha, a renda ganhou destaque nacional pela sua delicadeza, sofisticação e beleza. Em Poço Redondo, sertão do Estado, o destaque é para as rendas de bilro produzidas por idosas do município. Como o nome sugere, o instrumento utilizado para a execução deste tipo trabalho são os bilros, peças de madeira que não excedem a 15 cm, compostas de uma haste com a extremidade em forma de bola.
Cerâmica
O município de Santana do São Francisco, antigo Carrapicho, é considerado a capital sergipana do barro por ter a produção de cerâmica como sua principal atividade econômica.
Palha
Sergipe tem uma rica produção de artesanato de palha, que se concentra principalmente nos municípios de Brejo Grande, Pacatuba e Pirambu, localizados no litoral do Estado.. Os artesãos traçam a palha dando variadas formas, que originam cestos, chapéus, bolsas, abanadores, entre outras peças.